Alberto Caeiro: Eu não penso, sinto
Características temáticas: o “Mestre” dos outros; o poeta dos sentidos – Sensacionismo
(predomínio das sensações por oposição ao pensamento; poesia do “olhar”; poesia
das sensações tais como são; interpretação do mundo a partir dos sentidos);
relação de harmonia com a natureza (integração e comunhão com a Natureza;
atenção à “eterna novidade do mundo”; deambulismo bucólico; recusa do
pensamento; aceitação do mundo, da vida, da morte; poesia do presente e
imediato; panteísmo naturalista). Mas também o paradoxo: contradição entre a
“teoria” e a “prática”
Características de linguagem e estilo: verso livre, métrica e estrofes irregulares;
pobreza lexical, linguagem simples; adjectivação objectiva; frases simples e
predomínio do presente do indicativo (e uso do infinito ou do gerúndio);
predomínio da coordenação e do polissíndeto; nomes concretos e artigos definidos.
Mas também o paradoxo: comparações e metáforas; discurso argumentativo, com
causais e adversativas
Ricardo Reis: Eu domino-me e abdico
Características temáticas: Paganismo (crença nos deuses e na civilização grega); fatalismo
(passividade, indiferença, ausência de compromisso com o Mundo; consciência da
precariedade da vida; medo da morte);
Epicurismo (busca da felicidade relativa, moderação nos prazeres, fuga à dor; “carpe diem” - vive o momento);
Estoicismo (aceitação das leis do destino - a passagem do tempo e a morte - , autodisciplina face às paixões e à dor; intelectualização das emoções); culto do Belo, como forma de superar a efemeridade dos bens e a miséria da vida.
Epicurismo (busca da felicidade relativa, moderação nos prazeres, fuga à dor; “carpe diem” - vive o momento);
Estoicismo (aceitação das leis do destino - a passagem do tempo e a morte - , autodisciplina face às paixões e à dor; intelectualização das emoções); culto do Belo, como forma de superar a efemeridade dos bens e a miséria da vida.
Características de linguagem e estilo: Classicismo (uso da Ode, de ideias e
linguagem de inspiração clássica; predomínio da subordinação; uso frequente do
gerúndio, do imperativo ou do conjuntivo; metáforas, comparações, ...; estilo
construído com muito rigor; discurso moralista).
Álvaro de Campos: Eu sinto tudo e canso-me
Características temáticas: Futurismo (2ª fase): exaltação da civilização industrial e da técnica;
da força, da violência, do excesso; ruptura com a lírica tradicional; atitude escandalosa.
Sensacionismo: vivência excessiva das sensações, “Sentir tudo de todas
as maneiras”, vontade doentia de fusão com o mundo
tecnológico.
Abulia (3ª fase): cansaço, tédio, pessimismo, solidão; angústia existencial e dor de pensar; fragmentação do “eu”; as saudades da infância. (o “reencontro” com o F. Pessoa Ortónimo)
Abulia (3ª fase): cansaço, tédio, pessimismo, solidão; angústia existencial e dor de pensar; fragmentação do “eu”; as saudades da infância. (o “reencontro” com o F. Pessoa Ortónimo)
Características de linguagem e estilo: verso livre, por vezes, muito longo;
onomatopeias, aliterações; grafismos expressivos; mistura de níveis de língua;
estrangeirismos e neologismos; enumerações excessivas, exclamações,
interjeições, apóstrofes, pontuação emotiva; metáforas ousadas, antíteses,
personificações, hipérboles, anáforas,...; desvios às regras sintácticas.
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