quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O Teatro Épico

   Foi Bertolt Brecht o teorizador do teatro épico. As suas peças revelam a doutrina do teatro épico, que procura representar o mundo e o homem como realidade em constante devir.
   Trata-se de um teatro "moderno", que se opõe ao teatro aristotélico (de forma dramática), criando, então, o termo épico, sinónimo de narrativo (narra acontecimentos que envolvem o espectador).
Brecht elaborou uma tabela que representa as características de um teatro épico por contraste com um teatro de forma dramática.
   Sintetizámos a tabela nos seus aspectos mais relevantes:
   Um dos elementos mais marcantes do teatro épico é o chamado efeito de distanciação.           
   Tal efeito está ligado à técnica que confere aos acontecimentos representados um "cunho de sensacionalidade", deixando estes de ser evidentes e naturais. O objectivo desta técnica de distanciamento é proporcionar ao espectador uma análise e uma crítica dentro de uma perspectiva social.
   O teatro épico tem incontestavelmente uma função social, que conduz o espectador a uma apreciação crítica não apenas do que está a ser representado mas também da sociedade em que se insere. O distanciamento causa uma espécie de "efeito de alienação", desviando, assim, o público do caso narrado.       Logo, uma vez não identificado com o mundo cénico, vê de fora a sua própria situação social reflectida no palco.
   Através desta técnica, estuda-se o comportamento humano em determinadas situações, levando o público a tomar consciência de que tudo pode e deve ser modificado, exigindo dele a tomada de decisões.

Fonte: http://storamjoao.blogspot.pt/2008/11/o-teatro-pico.html

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