quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Barroco



Vida de Padre António Vieira em "Palavra e Utopia" de Manoel de Oliveira


SINOPSE
Em 1663, o Padre António Vieira é chamado a Coimbra para comparecer diante do Tribunal do Santo Ofício, a terrível Inquisição. As intrigas da corte e uma desgraça passageira enfraquecem a sua posição de célebre pregador jesuíta e amigo íntimo do falecido rei D. João VI.

Perante os juízes, o Padre António Vieira revê o seu passado: a juventude no Brasil e os anos de noviciado na Baía, a sua ligação à causa dos índios e os seus primeiros sucessos no púlpito.

Impedido de falar pela Inquisição, o pregador refugia-se em Roma, onde a sua reputação e êxito são tão grandes que o Papa concorda em não o retirar da sua jurisdição. A rainha Cristina da Suécia, que vive em Roma desde a abdicação do trono, prende-o na corte e insiste em torná-lo seu confessor.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Padre Antônio Vieira

Famoso no Brasil e em Portugal, Padre Antônio Vieira nasceu na capital lusitana em 1608 e se mudou para a Bahia com sua família aos seis anos de idade. Foi ai que iniciou os estudos no colégio jesuíta e aos 21 anos já lecionava no colégio de Teologia em Salvador. No ano de 1640, Vieira retornou a Portugal e lá foi nomeado Pregador-régio, título que o fez ficar na sua terra natal até 1652, quando finalmente resolve voltar às terras brasileiras. Torna-se chefe de uma missão da Igreja no Maranhão, mas é logo expulso da região por ter defendido os indígenas da escravidão imposta pelos colonos portugueses, em 1661. A inquisição cassou os seus direitos de pregador e até mesmo o condenou a prisão domiciliar. Tocado com o caso, a maior entidade de Portugal interveio e mandou o missionário para Roma, na tentativa de que ele reconstruísse seus direitos como pregador. O padre passou novamente por Portugal, mas não foi bem recebido e retornou ao Brasil em 1681, contudo sem deixar o seu envolvimento com as questões políticas, defesa dos judeus, índios e negros. No ano de 1697, Antônio vieira falece no Colégio da Bahia, em Salvador.

Fonte: http://www.estudopratico.com.br/vida-e-obras-de-padre-antonio-vieira/#ixzz2hsy6A8rh



Barroco

Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.





Estrutura do Sermão


fonte: http://gavetadenuvens.blogspot.pt/2008/09/sermo.html



Texto Argumentativo

É o texto em que defendemos uma ideia, opinião ou ponto de vista, uma tese, procurando (por todos os meios) fazer com que nosso ouvinte/leitor aceite-a,creia nela.

Portefólio

O portefólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portefólio mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não. Algumas organizações tem portefólio separados por departamentos, divisões ou unidades de negócio. Em última instância, deve haver um portefólio abrangente para a organização como um todo.

LipDub da nossa escola, esperamos que gostem!